sexta-feira, 29 de março de 2013

URGENTE: MATANÇA DE GATOS POR ENVENENAMENTO NA BELA VISTA



Nos últimos dias uma grande quantidade de gatos mortos têm aparecido nos quintais das casas no Bairro da Bela Vista, alguns moradores entraram em contato com nosso blog denunciando as mortes.

Ninguem sabe explicar o que está acontecendo, no bairro existe muitos criadores de pássaros  o que é proibido também pela lei ambiental, os moradores suspeitam que estes criadores estão dando "bola", uma especie de veneno, que e feito com bolos de comida ou carne e contem chumbinho, veneno facilmente encontrado em Riachão.

Muito revoltada a moradora Lia disse que já perdeu três gatos de estimação só este ano:

"Já morreu três meu, no ano passado foi dois, minha filha não para de chorar, o ultimo morreu semana passada debaixo de minha cama, o bichinho sofreu tanto, gritava de dor, quem faz isso é um monstro". Disse Lia.



Para quem não sabe maus tratos e mortes de animais é crime, da cadeia segundo a lei: 


Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
A APARJ (Associação de Proteção aos Animais de Riachão do Jacuípe) Beato Salú, tem feito muitas denuncias sobre casos de maus tratos aos animais, muitas com exito, resultando em apreensões, mas para Leide presidente da associação as mortes por chumbinho são difíceis de descobrir os culpados.

  

"Eles passam e jogam nos quintais, deixam na rua, o animal atraído pela comida, acaba caindo na armadilha, mas se for descoberto o autor é crime grave e certamente será preso", disse Leide a nossa reportagem.
Enquanto o culpado ou culpada não é encontrado, os animais seguem morrendo, não só na Bela Vista como eu outros pontos da cidade de Riachão, moradores já pensam em fazer uma vigília para tentar descobrir quem é, ou quem são os criminosos.

REPORTAGEM E FOTOS ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: