sábado, 2 de março de 2013

Riachão: AERJ faz reunião com estudantes universitários.



Neste sábado (02) às 17hs, a AERJ Associação dos Estudantes de Riachão do Jacuípe, promoveu mais uma reunião, que aconteceu no CRAS, tratando dos assuntos referentes aos estudantes universitários da cidade. Esteve presente a Prefeita Tânia Matos e secretários da administração.

Esteve em pauta as eleições para presidência da AERJ do biênio 2013/2015, o transporte dos universitários, que este ano passa a contar com um ônibus para Feira pela manhã e um ônibus para Coité e Serrinha à noite, e dois ônibus para Feira também à noite, serviço feito pelos “Amarelinhos” cedidos pela Prefeitura de forma gratuita, sem nenhum custo para os estudantes.

Foi mostrado o modelo de edital, para que o estudante que tiver interesse em lançar chapa para as eleições, possa se basear e Rafael Rios, que faz parte da atual diretoria, deu dicas de como os alunos podem compor a chapa, inclusive mesclando com faculdades distintas para que cada instituição tenha um representante na diretoria da Associação.

A coordenação se compõe de um presidente, um vice, um secretario, um tesoureiro e diretor de transporte, Meire, voluntaria que dá suporte jurídico a AERJ, falou das dificuldades de se manter uma associação, mas que só depende de cada associado, e que muitos falam da falta de tempo, e poucos comparecem às reuniões, são 220 associados, mas na reunião deste sábado menos de 100 estiveram presentes. Ela também destacou a ajuda que o poder público (prefeitura), vem dando a AERJ.

   


Esteve presente à reunião a Prefeita Tânia Matos, juntamente com o Secretario de Administração Valfredo Júnior, o Chefe do Transporte Robinho e a Secretaria de Educação Ana Rita Rios. Meire também falou a respeito da denuncia que fizeram ao Ministério Publico sobre os “Amarelinhos”, mas segundo ela, a Promotora Analisia falou que não vê problemas nos serviços, desde que os estudantes de uma contra partida, prestando serviços a população através de estágios nos órgãos públicos municipais.

 A Secretaria de Educação Ana Rita disse que é preciso fortalecer a AERJ, e que está a disposição, e que ha necessidade de que os estudantes se unam que levou algumas reivindicações para o Fórum nacional dos estudantes, como bolsas auxilio para estudantes de pouca renda, para que possam se manter, e que o Estado tem se preocupado com as condições dos estudantes, e que o transporte assim como para o fundamental e médio, pudesse ter também um veiculo próprio para o ensino superior também.

  

No caso dos amarelinhos ela conversou com a promotora e disse que desde que o transporte para as faculdades não comprometa os outros estudantes do ensino médio e fundamental, para o qual ele é destinado, não haveria problema em presar o serviço, e que ela propôs uma contrapartida por parte dos estudantes, através de prestação de serviços para a comunidade com estágios de forma voluntaria.

Ela disse ainda que levará para o fórum nacional e secretaria do ensino superior, a proposta de parceria da união com os municípios para que possa haver transporte também para o ensino superior, R$1.300.000,00 (Um milhão e trezentos mil reais) é o gasto anual com transporte escolar pelo município. O percentual do governo só atende duas parcelas dessa anuidade, a contrapartida do governo e de apenas 30%, mais de 70% é arcado pelo município.

Meire falou ao Secretario Valfredo Junior do receio de que de repente seja retirado o transporte dos universitários, como aconteceu em gestões anteriores, e que se poderia haver a possibilidade de um projeto de lei para garantir de forma segura esse compromisso, pois em algum momento pode acontecer cortes nos gastos pela prefeitura, e assim comprometer o transporte.

Junior disse que há possibilidade sim, pois Riachão tem um alto índice de aprovação de universitários, e que pode sim, sentar e avaliar a possibilidade da legalização do transporte universitário, e que mesmo antes da proposta de contrapartida da promotoria sugerir para que estudantes façam estágios, eles já estavam pensando em fazer o projeto para agregar estes estágios na prefeitura.

O chefe do transporte Robinho falou da lotação do ônibus e da preocupação em manter a ajuda, são até agora em aproximadamente 60 dias de gestão R$6.500,00 (Seis mil e quinhentos reais) já de gastos com combustível, fora o salário dos motoristas que prestam o serviço, ele disse ainda que o pedido de mais um veiculo para a noite, pois com a volta das aulas da UEFS vai crescer o numero de estudantes, será avaliado pela gestão, e que o deixa feliz de não ver mais estudantes pedido carona em Feira de Santana para voltar pra casa.

Prefeita Tânia Matos: A prefeita disse aos estudantes que todas as providências possíveis serão tomadas para que todos sejam atendidos, e todas as reivindicações sejam avaliadas e cumpridas na medida do possível, e que ela prioriza o bem estar e o acesso de todos eles as faculdades. Na pratica todas as faculdades serão atendidas com o transporte, seja com ajuda de custo ou com o veiculo oferecido ao universitário.

A Rota dos ônibus, também foi abordada pela prefeita Tania Matos, ela perguntou o que os alunos acham da rota de chegada a cidade, e se os mesmo estão ficando perto de casa, a estudante Isabela alegou a respeito dos estudantes que moram na Bela Vista, que agora esta tendo revezamento cada dia chagando por um lugar, deixando por bairros, e sim irá continuar dessa forma, segundo Robinho, será autorizado o revezamento e a prefeita propôs que seja feito o entendimento entre os alunos.

Foi uma reunião produtiva, e ao final a secretaria Ana Rita pediu que os alunos se unissem e não se calem, pois e dever do governo federal garantir este transporte, que ela pode sim pedir mais ônibus para os universitários , mas que precisa da união deles e que eles falem, reivindiquem também seus direitos, ainda nesse tocante a prefeita Tânia disse estar avaliando a compra de veículos mais confortáveis para levar os estudantes.

Ana Rita finalizou dizendo que se o governo federal se reserva em não arcar, que coloque então extensões das referidas faculdades em cidade menores como Riachão e outras vizinhas. E que muitas faculdades priorizam os grandes centros por conta dos filhos de famílias ricas. Uma nova reunião da AERJ ficou marcada para o próximo mês no dia (02).

Por Alana Adrielle.




Nenhum comentário: