quarta-feira, 27 de março de 2013

ATUALIDADE: Prefeitura Municipal de Riachão realiza audiência pública sobre o São João 2013


Na última segunda-feira, (25) a Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente  realizou  uma Audiência Pública sobre  o São João 2013, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
O vice-prefeito Francisco Tadeu Carneiro Filho, conhecido por Dr: Francisco foi o mediador da apresentação do Projeto São João 2013. Com o tema 100 anos de Boi Bumbá: o vice-prefeito, com a propriedade de quem também contribuiu com a elaboração do projeto, discorreu sobre o mesmo com todos os enfoques pertinentes à realização da festa. Segundo ele, atualmente, o São João, não é apenas importante por sua tradição, mas, sobretudo, pela profissionalização das segmentações econômicas que os festejos juninos têm gerado em todo Nordeste. Por isso, ele foi muito bem planejado e está intersetorializado com as seguintes secretarias: Educação, Saúde, Administração, Obras, e Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente.

Dr: Francisco destacou, principalmente, a importância econômica e social da festa para o município, elencando benefícios econômicos, por exemplo, a terceirização dos serviços que serão realizados pelas comunidades rurais, uma iniciativa que amenizará o saldo negativo, contraído pelos gastos excessivos neste período de estiagem.

Com o objetivo na diversidade e descentralização da festa, o desenho do projeto, mapeia todo o circuito do São João. Redesenhado, o espaço físico do São João ganhará mais extensão. Nas imediações do antigo Tanque da Nação, o desenho prevê uma festa intitulada “São João na Roça”, neste espaço, funcionará os serviços das comunidades rurais, como: casa de Farinha e do Beijú, assim como serviços de padarias, e os serviços rurais como exposição de animais.

Na entrada da Praça Landulfo Alves serão construídas quatro casas temáticas, segundo o projeto: a casa do escritor,  memória, música, e artesanato. Além disso, será investido em mais espaços alternativos, além dos dois palcos de apresentações, com dois novos horários diferentes, será lançado no São João-2013, o Expresso do Forró- projeto  que levará forró a todos os bairros da cidade, levando também, emprego e renda a todas as comunidades do município.

Cidadania e sustentabilidade no São João 2013
O projeto traz ainda a preocupação com a sustentabilidade de nosso meio ambiente.  Desta forma, haverá uma campanha ambiental em defesa do bioma caatinga, com a sensibilização para o uso das fogueiras com madeira certificada, ou seja, adequadas à queima, ao invés daquelas já em extinção em nossa região.

Cotas de Patrocínio e captação de recursos para o São João 2013
Foi apresentado ao público ainda as cotas de patrocínios e os apoios já conseguidos com empresas como de Telefonias, Cervejarias, Bancos, Concessionárias, Empresas de Celulose, dentre outras, como o comércio local através da CDL de Riachão.

Conselho Municipal dos Festejos Juninos e Festas Populares
Outra necessidade do evento foi a criação do Conselho, tendo em vista, transparência, profissionalização e maior participação social.

Turismo no São João 2013
Outra preocupação é a de apresentar aos visitantes, alternativas em pontos da cidade como a Barragem Grande, no projeto está previsto, segundo apresentação, uma reforma, ainda que superficial da Barragem Grande.
De acordo com o vice-prefeito, há por parte da gestão atual um projeto sendo analisado para a construção de um Balneário, porém, o mesmo não estará concluído durante os festejos, e, por isso, será feita uma reforma e adequação, pelo menos para receber visitantes no período junino.

Questionamentos da Oposição
Os únicos vereadores da oposição presentes na audiência, José Nivaldo e Célio Roberto, questionaram o valor que será gasto com as atrações. O vereador José Nivaldo, mesmo após explanação do projeto, e a constatacão de que não haverá comprometimento do orçamento municipal, como quem trouxe de casa a pergunta no bolso, insistiu: “será que com esse dinheiro não dava para elaborar ações de emergência contra a seca e fazer uma festa com menos recursos?”.

Francisco explicou, mais uma vez, que não há possibilidade em transferir os recursos do São João para ações de convivência com a seca, e ainda reforçou:
“Vereador, as dificuldades oriundas da seca, não é culpa da realização do São João nem tampouco da própria estiagem, mas sobretudo, da falta de políticas públicas há muito tempo dispensadas em nosso município.”

A exemplo ele citou o Garantia Safra que o município ficou fora por muito tempo, além disso, ele questionou se o dinheiro que seria investido o ano passado,  em atrações como Luan Santana, se fora revertido para ações de convivência com a seca: “se lembrarmos concluiremos que não”,disse.
O vice prefeito encerrou a audiência frisando que não admite o discurso demagogo de alguns: “preocupados com a seca, pois, trata-se de situações diferentes e que o ano passado, apesar de não realizar um grande São João, não se efetivou medidas a curto, médio ou longo prazo para a convivência com a estiagem no município”, concluiu.

“Ao contrário da gestão atual, que na próxima quarta estará realizando outra audiência pública, dessa vez, para discutir e elaborar ações de convivência com a seca”, lembrou, fazendo uma intervenção, o secretário Esaú Silva.

O mediador do Projeto finalizou dizendo que a diferença neste projeto é seu planejamento, e apresentou suas etapas como: pré-operacional, Divulgação, Execução, e Pró execução, garantindo transparência em todo processo. O projeto do São João tem a marca e toda a produção publicitária do profissional jacuipense Thiago Bernardo, que mesmo ausente foi mencionado pelo vice prefeito.

INFORMAÇÕES DA ASCOM/Prefeitura

Nenhum comentário: